Todos os automóveis e máquinas utilizando motores de combustão interna possuem tanques de combustível.
Para o condutor do veículo, um dos mais importantes instrumentos no seu painel frontal é o medidor de combustível. É essencial que a calibração deste indicador exata proporcione a leitura da quantidade de combustível. Para isso, é necessário o uso de uma boia no tanque, podendo ser boia tubular de combustível ou boia de braço.
BOIA TUBULAR DE COMBUSTÍVEL
A boia tubular de combustível ou sensor de nível de combustível é instalada no interior do tanque de combustível, responsável pela medição do nível. Normalmente, a boia tubular de combustível é utilizada em veículos e máquinas como plantadeiras, colheitadeiras, tratores e outros.
A boia tubular de combustível funciona em conjunto com indicador, normalmente localizado no painel. A boia no interior do tanque realiza a medição do nível de combustível de forma eletromagnética e transforma essa medição em um sinal que é enviado ao indicador, interpretando o sinal, o transformando na indicação através do ponteiro no mostrador, auxiliando no monitoramento e controle da quantidade de combustível.
SUA FUNÇÃO
A boia de braço tem a mesma função, alterando apenas o seu modo de medição do nível de combustível. Funciona como um “braço” articulado, com um flutuador na ponta, que de acordo com sua altura na superfície do combustível, é gerado uma resistência diferente ao sinal enviado para o indicador, que interpreta e exibe no mostrador a quantidade de combustível no tanque.
A boia e indicador de combustível são instrumentos muito importantes em um veículo, pois através do monitoramento e controle dos períodos de abastecimento, evitam que o veículo tenha uma parada repentina por falta de combustível, seja durante uma viagem, ou durante o trabalho realizado pelo veículo.
A Turotest fornece boia tubular de combustível para todo o território nacional, contando com a distribuição através de 17 representantes em todo o Brasil.