O tacômetro analógico, também conhecido como conta-giros é o responsável por exibir através de um mostrador com ponteiro, a rotação do motor através do sinal W do alternador ou o sinal do sensor magnético.
COMO FUNCIONA O TACÔMETRO ANALÓGICO
O tacômetro analógico utiliza a medida de rotações por minuto, mais conhecida como RPM e funciona em conjunto com um sensor magnético ou tacogerador acoplado no motor, o qual envia um sinal ao tacômetro analógico, ele interpreta esse sinal e exibe através de indicação do ponteiro a velocidade de rotação atual da máquina.
O tacômetro analógico pode ser encontrado no painel da maioria dos veículos, desde: tratores, veículos pesados (caminhões, ônibus e máquinas de construção), leves (carros e motocicletas) e até mesmo em embarcações.
Os tacômetros também podem ser do tipo mecânico, não precisando de nenhuma alimentação ou sensor magnético para medição da rotação do motor. Funciona junto a um eixo flexível e um jogo de engrenagens no motor, que gira de acordo com a rotação do mesmo e é exibido no mostrador também através do ponteiro, como o tacômetro analógico.
IMPORTÂNCIA
O tacômetro analógico é um importante instrumento em veículos, já que é responsável pelo monitoramento da rotação do motor, com isso informa ao condutor, qual o regime de trabalho do motor e o momento correto para troca de marcha, evitando assim, possíveis danos ao motor ocasionados por uma utilização incorreta.
A Turotest possui diversos modelos de tacômetro analógico, sendo 12 ou 24Vcc, escalas de rotações por minutos que variam de 2.500 a 3.500 RPM, com display digital, horímetro, iluminação a led e compatíveis com sinal W ou sensores magnéticos.
A Turotest possuí também uma vasta linha de sensores magnéticos que trabalham em conjunto aos tacômetros.
Todo o portfólio de produtos Turotest pode ser conhecidos através da aba produtos no site: www.turotest.com.br
Os clientes Turotest podem contar com 17 representantes pelo Brasil que atendem todos os estados brasileiros e outros países da América do Sul como Uruguai, Argentina e Paraguai.